ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Análise de processos e dinâmicas territoriais

A área de concentração que estrutura este mestrado em estudos territoriais se fundamenta no pressuposto de que a leitura da dimensão espacial da sociedade pode ser objetivada pelo viés do território/territorialidade, ou seja, a análise dos processos e dinâmicas territoriais oferece uma contribuição fundamental para compreensão da sociedade e sua estrutura espaço-territorial. O território como expressão da ação política da sociedade sobre o espaço oferece perspectiva para os estudos das múltiplas manifestações territoriais em sua multiescalaridade e multidimensionalidade espacial, econômica, política, cultural, educacional e ambiental. Desse modo, busca-se analisar os processos e dinâmicas territoriais, entrelaçando a dinâmica urbano-regional e o planejamento, ordenamento e gestão.

LINHAS DE PESQUISA:

Planejamento, Ordenamento e Gestão Territorial e Ambiental: Esta linha propõe investigar o território numa perspectiva de planejamento, ordenamento e gestão, buscando refletir sobre as desigualdades espaciais. As abordagens das pesquisas devem estar interligadas com os processos históricos de formação, produção e ocupação do território, analisando as formas, processos e estruturas estabelecidas, propondo intervenções para o desenvolvimento e subsidiando alternativas de atenuação dos desequilíbrios sociais, ambientais e econômicos, materializados no território. No estudo do ordenamento e gestão territorial e ambiental, pretende-se reconhecer os componentes naturais e as transformações decorrentes do uso e apropriação do território, a partir dos conceitos de paisagem, natureza, ecossistema, geossistema e sistemas ambientais.

Corpo Docente: Ednice de Oliveira Fontes Baitz, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Gustavo Barreto Franco, Lirandina Gomes Sobrinho, Mara Rojane Barros de Matos, Natan Silva Pereira, Raul Reis Amorim, Rozilda Vieira Oliveira e Sirius Oliveira Souza.


Processos Territoriais e Dinâmica Urbano-Regional: Esta linha de pesquisa se sustenta no pressuposto de que os processos territoriais se inscrevem, atravessam e produzem efeitos na dinâmica urbana e regional. Desse modo, os estudos da espacialidade da sociedade em sua dimensão urbano-regional, centra-se conceitualmente no território/territorialidade. Propõe fornecer um arcabouço teórico e metodológico para articular a dinâmica urbana e regional, atravessada pela análise dos processos e dinâmicas territoriais. De modo mais específico, busca-se compreender a natureza e os conteúdos das mais variadas manifestações da territorialidade humana em diferentes escalas espaciais e temporais e como elas expressam relações espaço-poder. Concebendo os processos espaciais da contemporaneidade como amplos e complexos, contempla-se, na presente linha, a questão educacional geográfica em múltiplos contextos, e nas suas diferentes formas de expressão, linguagens e representação.

Corpo Docente: Agripino Souza Coelho Neto, Antonio Muniz dos Santos Filho, Eduardo José F. Nunes, Jamille da Silva Lima, Jânio Roque Barros de Castro, Jussara Fraga Portugal, Lysie dos Reis Oliveira, Natanael Reis Bomfim e Simone Ribeiro Santos.