PERCURSO HISTÓRICO

A primeira edição do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia – ENPEG foi sediada pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, em Rio Claro/SP, em 1985, sob a coordenação e liderança da professora Lívia de Oliveira, tendo como objetivo inicial reunir professores das instituições de ensino superior que, naquele momento, atuavam na pesquisa, na formação docente (quase que exclusivamente nas disciplinas de Práticas de Ensino de Geografia – os atuais estágios supervisionados de Geografia) e na escolarização da disciplina geográfica. Tal esforço visava à estruturação de um espaço para debate e sistematização das investigações na área, realizadas em instituições universitárias.

Segundo Castrogiovanni, na primeira edição do ENPEG, as temáticas que foram debatidas centravam-se na abordagem de questões referentes às   

[…] práticas escolares, os currículos praticados, os métodos e os materiais didáticos que eram produzidos e vistos como avanços no processo pedagógico. Não podemos esquecer que vivíamos a modernidade, que pode ser entendida como uma maneira de olhar e perceber o mundo, e estando, intimamente, relacionado às ideologias comprometidas com um projeto, dotado de uma episteme, que lhe dava e dá, sustentação através da afirmação da visão racionalista de mundo, as chamadas meta narrativas. (2020, p. 238)

Ainda, nessa escrita memorialística sobre a trajetória dos Encontros Nacionais de Prática de Ensino em Geografia, Castrogiovanni alega que o propósito inicial do ENPEG foi promover 

[…] a reunião dos professores das universidades que, na década de 1980, atuavam nos cursos de Licenciatura em Geografia (quase exclusivamente nas disciplinas de Metodologia para o Ensino da Geografia e de Prática de Ensino de Geografia – os atuais estágios supervisionados de Geografia), com o objetivo de refletir sobre a estruturação de um espaço para debate e sistematização das investigações e pesquisas que se concentravam na área. (2020, p. 239)

Progressivamente, a consolidação do evento esteve aliada à ampliação dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e das temáticas de pesquisa na área de Ensino de Geografia, bem como a vinculação das discussões dos ENPEG às múltiplas realidades escolares, de modo que o evento passou a receber e fomentar a participação de professores(as) da Educação Básica, dos(as) alunos(as) de graduação e pós-graduação que têm o Ensino de Geografia como área de investigação em suas pesquisas de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado, respectivamente. Os trabalhos e debates presentes na história do evento, que aliam resultados de pesquisas acadêmicas e reflexões consubstanciadas pelas práticas de professores(as) da Educação Básica e no campo da formação acadêmico-profissional, vêm acentuando as especificidades da produção do conhecimento escolar em Geografia, demarcando o papel e a importância dessa disciplina como prática espacial de significação (STRAFORINI, 2016). 

Nesse devir, ainda, de acordo com Castrogiovanni (2020, p. 240),

A história do ENPEG, que articula os resultados de pesquisas acadêmicas com reflexões desenvolvidas pelas práticas de professores da Educação Básica, vem demonstrando o papel da Geografia como espaço de investigação científica e ampliando a produção dos saberes geográficos na escola. 

Com base nos números gerais da última edição, o 14º ENPEG, realizada na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 2019, o evento contou com 382 trabalhos apresentados, 802 inscrições e 652 inscritos presentes, bem acima dos quantitativos das edições anteriores, conforme exposto no gráfico 1, o que ratifica a importância e a magnitude do evento para a área do Ensino de Geografia. 

Gráfico 1. Quantidade de trabalhos publicados nos Anais dos ENPEG (2003-2019)

Fonte: Anais das edições dos ENPEG (2003-2019)

A trajetória que vem sendo construída no escopo dos ENPEG é produto da diversidade e do constante crescimento que a área Ensino de Geografia vem tomando em torno do seu debate. O misto de apresentação de pesquisas acadêmicas e reflexões consubstanciadas pelas vivências dos(as) professores(as) de Geografia que atuam na Educação Básica vêm contribuindo e acentuando a produção de pesquisas em efetiva parceria Universidade/Educação Básica. Vale ainda destacar ainda que desde 1985, houve apenas uma única interrupção na periodicidade dos ENPEG, mais exatamente no ano de 2015, quando deveria ter sido realizado na cidade de Belém, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará. Compreendemos que se tratou de um ano de significativos contingenciamentos financeiros, reflexo da crise econômica que o país está imerso. Com esforços significativos de toda a comunidade de pesquisadores do Ensino de Geografia, com destaque para os(as) professores(as) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte), o evento foi retomado em 2017 e realizado com muito sucesso e com excelentes avaliações apresentadas na sua Assembleia Final.

Vale ainda destacar ainda que desde 1985, houve apenas uma única interrupção na periodicidade dos ENPEG, mais exatamente no ano de 2015, quando deveria ter sido realizado na cidade de Belém, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará. Compreendemos que se tratou de um ano de significativos contingenciamentos financeiros, reflexo da crise econômica que o país está imerso. Com esforços significativos de toda a comunidade de pesquisadores do Ensino de Geografia, com destaque para os(as) professores(as) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Belo Horizonte), o evento foi retomado em 2017 e realizado com muito sucesso e com excelentes avaliações apresentadas na sua Assembleia Final.

A 15ª edição do ENPEG estava prevista para acontecer no segundo semestre  de 2021, contudo, os desdobramentos da Pandemia da Covid-19 implicaram na reorganização da agenda e será realizado no período de 11 a 16 de novembro, no formato híbrido, atendendo às orientações do Comitê de Biossegurança da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e bem como às determinações do Governo Estadual que orientam e limitam o número de público em atividades sociais, culturais, profissionais e acadêmicas. 

Compreendendo e colaborando com esse movimento, o Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) assume, então, a tarefa de conduzir a realização da próxima edição do ENPEG, no formato híbrido, considerando as possibilidades de interlocução e aprofundamento teórico-metodológico dos temas pertinentes ao Ensino de Geografia, corroborando também, a nível regional, com a formação de nossos alunos em nível de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia e de outras universidades públicas baianas.

O Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas Linguagens e Narrativas de professores (GEO(BIO)GRAFAR) é resultante das ações formativas e práticas de pesquisas no âmbito dos Colegiados dos cursos de Licenciatura em Geografia e em Pedagogia do Departamento de Educação / Campus XI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Território do Sisal e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais. O referido grupo de pesquisa comporta três linhas de pesquisa, a saber: Educação Geográfica, memória e narrativas (auto)biográfica; Diversas linguagens, formação docente e práticas pedagógicas; Educação, experiências e narrativas em múltiplos contextos. 

Os principais objetivos do GEO(BIO)GRAFAR consistem em: desenvolver ações em torno da formação, práticas docentes, narrativas e diversas linguagem, no ensino superior e Educação Básica; desenvolver a prática da pesquisa (auto)biográfica e de investigação-formação no contexto da formação de professores(as);  realizar pesquisas referentes às diferentes linguagens no ensino e formação de professores(as); aprofundar estudos na área da Educação Geográfica e formação docente; promover estudos, pesquisas e eventos sobre Educação Geográfica, formação docente e pesquisas narrativas; promover a cooperação, o intercâmbio e a integração de pesquisadores e professores visando o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Geográfica e ensino de Geografia; potencializar práticas pedagógicas e cursos de formação de professores(as) referentes às diferentes linguagens no ensino; elaborar e publicizar artigos, livros e coletâneas sobre temáticas relacionadas à formação de professores(as), à Geografia Escolar, às diversas linguagens e a projetos de investigação-formação, ancorados nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica.  

A organização de um evento da magnitude e relevância do ENPEG envolve muitos esforços e acreditamos que o GEO(BIO)GRAFAR, em parceria com os Colegiados dos Cursos de Licenciatura em Geografia dos campi de Caetité, Jacobina, Santo Antônio de Jesus e Serrinha e do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realizará a 15ª edição no formato híbrido, o qual possibilitará múltiplos e fecundos diálogos sobre Educação Geográfica, Formação de professores(as) e ensino de Geografia. 

Outro ponto a ser destacado para a organização do evento é a Comissão Organizadora Adjunta, formada por 16 professores(as) pesquisadores(as) que compõem o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais – PROET que, desde a candidatura da UNEB como sede da 15ª edição do ENPEG, não vem medindo esforços na construção coletiva do projeto do evento. Constituímos, também, mais duas comissões. A Comissão Organizadora Setorial, a qual é constituída por professores(as) da área de Prática de Ensino que atuam nos quatro campi da UNEB – Caetité, Jacobina, Santo Antônio de Jesus e Serrinha –, onde é ofertado o Curso de Graduação – Licenciatura em Geografia –, cuja intenção é ampliar a participação dos(as) professores(as) e estudantes vinculados aos referidos colegiados. E a Comissão Organizadora de Logística e de Apoio Técnico é composta por professores(as) e mestrandos(as) vinculados(as) ao Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar.  

Referências:
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: vasculhando anotações…Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 235-252, jan./jun., 2020.
STRAFORINI, Rafael. Currículo y escala geográfica: aproximaciones entre formación socio espacial, ciclo de política y teoría del discurso. In: VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ambito Iberoamericano, 2016, Santiago de Compostela. Ciencias Sociales, Educación y futuro. Investigaciones en didáctica de las ciencias sociales. Livro de Actas del Simposio. Santiago de Compostela: Universidad Santiago de Compostela, 2016. v. 1. p. 30-47.