EIXO 1 – Trajetórias do Ensino e a produção do Conhecimento da Geografia no Brasil

Ementa: A proposição do eixo resulta da necessidade de colocarmos em debate o processo de constituição do “Ensino de Geografia” como campo de investigação no Brasil, pois acreditamos que a área vem apresentando muitas e significativas mudanças teórico-metodológicas ao longo das três últimas décadas, resultado do crescimento das pesquisas em nível de pós-graduação na área, bem como de novas pautas e demandas sociais que passaram a compor o currículo escolar e a ser objeto de investigação, a exemplo das questões étnico-raciais, de gênero, multiculturalidade e diversidade social. Trata-se, assim, de refletir sobre os saberes e os conhecimentos geográficos que são e estão em processo de produção nas escolas, sobre uma epistemologia e como ela vem se constituindo ao longo do tempo.


Grupos de Trabalho do Eixo 1:
GT 1-A: História da Geografia Escolar: ideologias, conteúdos, práticas e estratégias didáticas;
GT 1-B: Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar;
GT 1-C: Fundamentos teórico-metodológicos no Ensino de Geografia;
GT 1-D: Conceitos e conteúdos; saberes e práticas no Ensino de Geografia;
GT 1-E: Multiculturalidade, diversidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia.