EIXO 3 -Políticas Educacionais e Curriculares e os desafios do Ensino de Geografia

Ementa: A proposição do eixo resulta das recentes políticas implementadas e/ou em discussão em diferentes esferas políticas, as quais impactam e tensionam diretamente o sistema educacional e, neste eixo, o nosso interesse, o Ensino de Geografia, tais como a Emenda Constitucional 95/2016, que limita por 20 anos os gastos públicos, colocando em risco o já baixo investimento em Educação; a Lei 13.415, que institui a implementação de escolas de ensino médio em tempo integral (também conhecido como novo ensino médio); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores de 2015; a instituição do Programa Residência Pedagógica; o novo “desenho” do PIBID, com redução total de bolsas e de recursos de custeio; a homologação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental e a Proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio; o Programa Nacional de Formação de Professores; a implementação de sistemas apostilados de educação em muitos estados e municípios, entre muitas outras políticas educacionais produzidas nas três escalas de poder: federal, estadual e municipal. Outro foco político de tensão diz respeito aos processos de “judicialização das práticas docentes”, que não só restringem a autonomia docente como também visam instituir um novo sentido para a escola e para o conhecimento escolar, reduzindo-os a um discurso único a partir da negação da identidade de gênero, do livre debate político e da escola como espaço laico, plural e democrático.

Grupos de Trabalho do Eixo 3
GT 3-A: Políticas e Práticas Curriculares no Ensino de Geografia;
GT 3-B: PIBID, Residência Pedagógica, BNC-Formação e outras políticas de
formação (inicial e continuada) do professor de Geografia;
GT 3-C: Políticas de avaliação e o Ensino de Geografia;
GT 3-D: Ensino de Geografia na Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do ensino
Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação do campo, Educação Indígena e Quilombola; Educação para Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Geografia;
GT 3-E: PNLD e o livro didático de Geografia.