1. Educação Ambiental na escola: saberes e práticas 

Ministrantes:

Profa. Dra. Eloiza Cristiane Torres – UEL

Profa. Dra. Léia Aparecida Veiga – UEL

Ementa:
Este minicurso pretende discutir as tendências da educação ambiental envolvendo a teoria e a prática bem como destacar algumas proposições de projetos que poderão ser realizadas na escola, intencionando potencializar a abordagem de temas que entrelaçam conceitos e conteúdos da Geografia com o cotidiano do aluno.

2. Cartografia urbana: uma proposição metodológica para o ensino de Geografia

Ministrantes:

Prof. Dr. Ricardo Bahia Rios – IFBA 

Ementa:
O mapeamento do espaço urbano constitui numa importante ferramenta para compreensão das contradições do espaço geográfico. Nessa perspectiva a proposta do minicurso se alicerçar numa metodologia de imersão no espaço urbano da cidade de Salvador. O objetivo é mapear as principais características e contradições existentes na cidade de Salvador com foco na construção de uma metodologia para o ensino da Geografia e a abordagem de categorias, tais como: espaço geográfico, cartografia urbana, paisagem, lugar e desigualdades sociais.

OBS: Início da atividade no Largo da Cruz do Pascoal – Santo Antônio Além do Carmo, no centro antigo de Salvador.
Das 8:30 às 14:30.

3. Educação Geográfica e Tecnologias Digitais: saberes e fazeres em sala de aula 

Ministrantes:

Prof. Esp. Aisllan Damacena Souza da Silva – UNEB/PROET/GEO(BIO)GRAFAR

Prof. Ms. Rafael de Jesus Souza – SEC/BA/ Colégio Ana Tereza

Ementa:
Esse minicurso tem como objetivo discutir experiências a partir das tecnologias digitais nas salas de aula da educação básica. Com isso, pretende-se contextualizar e apontar possibilidades didáticas que relacionem, de forma crítica e reflexiva, as tecnologias digitais e o ensino das ciências humanas, especialmente, a Geografia. Além disso, intenciona-se abordar, a partir de experiências cotidianas, como as tecnologias digitais utilizadas pelo professor podem auxiliar no aprendizado dos estudantes. A metodologia a ser utilizada baseia-se em:
A) diálogo com os inscritos, os quais serão convidados a estar em constante participação relatando suas aproximações e experiências com a temática.
B) discussão teórica sobre as tecnologias digitais, mídias sociais e comunicação.
C) momento prático de produção e apresentação de sequências didáticas – a partir de metodologias e contextos geográficos – que estejam relacionadas com as tecnologias digitais, mídias sociais e comunicação.

4. Materiais didáticos e ensino de Geografia: planejamento, elaboração e uso na escola  

Ministrante:

Profa. Ms. Tereza Genoveva Nascimento Torezani Fontes – UESC 

Ementa:
Compreender a importância do processo de ensino e aprendizagem no ensino de geografia. Propor recursos didáticos e metodologias de ensino para a Geografia. Analisar a importância da teoria e a pratica para construção de saberes geográficos.

5. Imagens da literatura na produção dos saberes geográficos na escola

Ministrante:

Profa. Dra. Mariana Guedes Raggi – UFAL

Ementa:
A oficina “Imagens da literatura na produção dos saberes geográficos” tem como objetivo refletir as possibilidades de se promover nos espaços escolares discussões sobre o direito a apropriação e usos da cidade em transformação a partir da linguagem literária. Essa tarefa se revela fundamental para que as crianças da Educação Básica possam acessar as privações de experimentar os espaços disponíveis em suas cidades. Inúmeras são as obras literárias que viabilizam e potencializam o docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental problematizar o lugar que nossas crianças assumem no processo de metropolização das cidades que vivenciam seus cotidianos. As obras que serão avaliadas e potencializadas na perspectiva de uma análise dos elementos das paisagens urbanas serão:
1) MARTINS, Isabel Minhós; SANDOVAL, Andreas. Cidade de Seta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012;
2) RASKIN, Ellen. Nunca acontece nada na minha rua. São Paulo: Ameli, 2018;
3) RESENDE, Jr., José; COELHO, Rogério. Fábula urbana. Blumenau: Gato Leitor, 2021;
4) WANDERLEY, Sidney. Cidade. Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

6. Climatologia Escolar: saberes e práticas

Ministrante:

Prof. Dr. Diego Corrêa Maia – UNESP/Campus Rio Claro

Ementa:
O objetivo principal deste minicurso é a discussão e proposição de novas práticas pedagógicas para o ensino dos temas clima e tempo para o Ensino Fundamental e Médio, bem como, a socialização de diferentes fontes pesquisa para o ensino, tais como, aparelhos meteorológicos de baixo custo, galinho português imagens de satélite, mapas climáticos, jornais de grande circulação, propagandas de TV, provérbios populares e história em quadrinhos. Os temas que serão abordados:
1) A utilização dos ditos populares e da observação do tempo Fundamental II;
2) Imagens de satélite meteorológico nas aulas de Geografia;
3) Mídia escrita e o ensino do tema clima no Ensino Básico;
4) A utilização de dispositivos didáticos para o ensino do tema clima nos anos iniciais (História em quadrinhos, planetário, galinho do tempo).

7. Práticas de Ensino de Geografia por meio de investigações 

Ministrante:

Prof. Ms. Jackson Junio Paulino de Morais – UFMG 

Ementa:
O eixo central do Ensino por Investigação se justifica pela busca por outras possibilidades didático-pedagógicas, para além de um ensino centrado em informações e discussões sobre os componentes espaciais o que, em geral, é uma marca do ensino de Geografia, além da pouca ou nenhuma consideração efetiva dos contextos socioculturais que constituem uma situação geográfica e do conhecimento prévio dos estudantes. A proposta, organizada na forma de minicurso, auxilia professores de Geografia da educação básica a superar essa visão de ensino brevemente caracterizada. Portanto, o minicurso guarda dois pressupostos básicos:
1) uma prática pedagógica, ancorada em uma abordagem didática, que seja capaz de mobilizar os estudantes, despertando o interesse por situações geográficas e, possivelmente, pela aprendizagem;
2) contextualizando e demonstrando a relevância do conhecimento científico na vida cotidiana através da construção do raciocínio geográfico.

8. Geo-grafias Negras 

Ministrante:

Profa. Dra. Geny Ferreira Guimarães – CTUR/UFRRJ

Ementa:
O minicurso estará dividido em três partes ou momentos cujos objetivos envolvem discutir o que representa Geo-grafias Negras enquanto epistemologia, método e metodologia; direcionar o foco para diferentes possibilidades de desenvolvimento de proposta pedagógica escolar e acadêmica; por fim, apresentar alguns exemplos práticos de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula. As Geo-grafias Negras podem representar um desdobramento das Geografias Negras (GUIMARÃES, 2020) ou podem ser desenvolvidas de maneira independente. Podemos fazer leituras de práticas educativas e formativas (independentemente do nível de ensino, assim, podem estar presentes nos bancos da Geografia Escolar, mas também, nos bancos da Geografia Acadêmica), com diálogos propostos de maneira interdisciplinar com diferentes formas de percepções, representações e relações do mundo, como por exemplo, o cinema, a literatura, as artes visuais. Contudo, a pesquisa, a discussão teórico-conceitual, a escolha de métodos e metodologias são permanentes e a centralidade são as dimensões raciais do espaço. Por isso, não se trata unicamente de uma prática, mas de uma práxis, pois além de envolver a relação teoria e prática, também abrange as dimensões geográficas que são as raciais, sociais, políticas, econômicas e culturais.

9. Desenho universal de aprendizagem (DUA) para confecção de maquetes geográficas das formas de relevo

Ministrante:

Profa. Dra. Rosemy da Silva Nascimento – UFSC

Ementa:
Fundamentos teóricos e matemáticos de cartografia, linguagem cartográfica visual e tátil nos recursos didáticos; metodologia para confecção de maquetes geográficas das formas de relevo no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). O objeto é apresentar uma proposta metodológica para confecção de maquete geográfica das formas de relevo com referência no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). A metodologia será apresentada uma proposta de confecção de maquete geográfica das formas de relevo no DUA através da prática.

Nº de participantes (Vagas): 20

10. Representações sociais do espaço vivido, currículo e cotidiano: possíveis aplicações didáticas na Geografia Escolar

Ministrantes:

Prof. Dr. Natanael Reis Bomfim – UNEB/PROET/PPGEduC

Profa. Dra. Silvia Letícia Costa Pereira Correia

Ementa:
Geografia, Lugar e Espaço Vivido. Significações atribuídas ao Espaço Vivido. Realidades sociais do Espaço e suas Representações. Representações Sociais do Espaço. Aprendizagem da Geografia Escolar. Currículo Praticado. Ideias certunianas sobre Cotidiano Escolar. Didática e Discussão Curricular a partir do Cotidiano. O objetivo é compreender a natureza das representações sociais do espaço, relacionando-a ao currículo e ao cotidiano bem como suas possíveis aplicações no ensino e na pesquisa em Geografia.