1. Ensino de Geografia e as linguagens imagéticas em sala de aula

Ministrantes:

Prof. Dr. Hanilton Ribeiro Souza – UNEB/Campus Santo Antônio de Jesus  

Prof. Esp. Erick Gomes Conceição – Escola SESI/Reitor Miguel Calmon/Salvador

Ementa:
No mundo contemporâneo, os memes, com críticas ácidas e divertidas de situações diversas, são presença constante no nosso cotidiano, especialmente dos jovens. Dessa forma, a Geografia deve explorar as potencialidades dos memes, a fim de estimular a reflexividade e novas leituras do espaço geográfico pelos discentes, integrando, teoria, ludicidade e compartilhamento de saberes. A produção e utilização de memes nas aulas de Geografia, a partir da junção de situações do cotidiano, imagens, textos e conteúdos geográficos, também propiciam a criatividade e autonomia dos discentes para a construção de novas geografias.

2. A música na escola e ensino de Geografia: proposições didáticas

Ministrantes:

Profa. Ms. Alana Cerqueira de Oliveira Barros – GEO(BIO)GRAFAR 

Prof. Ms. José Marcos Silva Ribeiro – GEO(BIO)GRAFAR 

Ementa:
Concebida como uma linguagem, a música, circunda por diferentes espaços e embala distintas situações da vida cotidiana dos mais variados sujeitos em diversos contextos sociais através dos meios de comunicação e informação e, mais recentemente, mediante as plataformas/aplicativos digitais de música. No espaço escolar, essa realidade não é diferente, tendo em vista que, com as transformações advindas do/no mundo contemporâneo provocadas pelos avanços técnico-científicos, os usos das tecnologias digitais são cada vez mais recorrentes pelos jovens escolares. Nesse sentido, em situações corriqueiras do cotidiano escolar, é comum nos defrontarmos com a utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam aos estudantes, dentro da escola, escutarem os mais variados gêneros musicais que compõem as suas playlists. Com isso, essa proposição de minicurso intenciona conceber a música como um dispositivo didático-pedagógico para apreensão de conceitos e temas da Geografia que emergem na escola mediante a escuta, leitura e análise de diferentes canções que despontam geograficidade em suas letras.

3. Fanzines e ensino de Geografia: construção e uso na educação básica

Ministrante:

Prof. Dr. Clézio dos Santos – UFRRJ

Ementa:
Enquanto educadores, precisamos criar espaços para o diálogo, locais de encontro (espaços interculturais) onde podemos conversar com crianças, jovens e adultos. Juntos e separados, ao mesmo tempo, reafirmando que aprendemos com o outro, o termo “eu me sinto acrescido pelo outro”. Quando entendo o outro, o vejo diferente e isso radicaliza o meu eu e dessa forma posso aprender e transformar com/o outro. Esses espaços interculturais podem ser em nossa escola, em nossa comunidade, em nosso bairro, em nossa cidade. Procuramos efetivar por meio dos fanzines, segundo Magalhães (2004) “espaços interculturais” a possibilidade de ampliar os espaços de diálogo. A oficina tem como objetivo analisar o fanzine como recurso didático para discutir temas geográficos e apresentar uma proposta de construção de fanzines voltados para o ensino de geografia no ambiente escolar. Dessa forma o(a) oficineiro(a) tem a possibilidade de discutir sobre o uso do fanzine como expressão cultural, como também sobre sua construção. A metodologia vem sendo trabalhada desde 2013 nos cursos de Geografia e de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ). Compreendemos que a formação de professores se caracteriza como um lugar de transmissão e consolidação de múltiplas práticas. O uso do fanzine como recurso didático propicia uma dinamicidade formativa que pode ser uma etapa inicial de uma discussão ou mesmo uma denúncia social e/ou ambiental. Sendo assim a prática de realização de fanzines no ensino auxilia indivíduos a terem liberdade de expressar o saber, em espaços alternativos propícios de criação e de denúncia social.

4. Ensino de Geografia mediado pelos sentidos

Ministrante:

Profa. Dra. Mafalda Nesi Francischett – UNIOESTE/Campus Francisco Beltrão 

Ementa:
Discutir as possibilidades de sentidos para o ensino e aprendizagem de Geografia.

5. Aprender-ensinar Geografia com mapeamento

Ministrante:

Profa. Dra. Ana Isabel Leite Oliveira – UNEB/Campus Serrinha

Ementa:
Neste minicurso, serão explanados aspectos conceituais e procedimentais relativos ao ensino-aprendizagem de Geografia com base no mapeamento participativo. Assume-se que o mapeamento participativo se constitui um importante método para o ensino-aprendizagem de Geografia, integrado aos avanços científico-tecnológicos da atualidade. A sua inserção no campo pedagógico pode interligar a educação à participação social, gerando conhecimento, empoderamento e transformação social. Assim, será realizada uma introdução ao mapeamento participativo, estabelecida a relação entre o mapeamento participativo e o ensino-aprendizagem de Geografia, bem como serão vistos exemplos que demonstrarão resultados obtidos com a aplicação do referido método e apresentarão possibilidade concretas para a prática docente. Desse modo, o objetivo é abordar aspectos conceituais e procedimentais relativos ao ensino-aprendizagem de Geografia com base no mapeamento participativo.

6. Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia

Ministrante:

Profa. Dra. Érika Gonçalves Pires – IFTO/Campus Palmas 

Ementa:
As geotecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Deste modo, é importante que o professor utilize as mesmas para o ensino de Geografia. Assim, este curso objetiva apresentar algumas ferramentas do Geoprocessamento que são potencialmente muito úteis para o ensino-aprendizagem de Geografia, de tal modo que o professor possa estimular os alunos a compreender melhor alguns dos conceitos geográficos, tais como: paisagem, território, região, lugar e espaço geográfico. No curso iremos utilizar mapas, imagens de satélites, Webs-GIS (Web Geographical Information System) e aplicativos de Geoprocessamento, fundamentais para o ensino da Geografia. É imprescindível que o aluno disponha de um computador com conexão à internet para participar do curso.

7. Orientação cartográfica e inclusiva

Ministrante:

Prof. Esp. Enoque Gomes de Morais – IFPA

Ementa:
Com intuito de trabalhar Orientação e Localização no Espaço Geográfico com estudantes cegos ou não, o mini curso inclui elaboração de material cartográfico (rosas dos ventos tátil) e proposta metodológica de uso dessa em aulas de Geografia (trilha orientada), onde, de forma inclusiva, o/a professor(a) pode trabalhar orientação no espaço geográfico, empregando conceitos abordados em momentos anteriores ou servindo de base para abordagens posteriores. Com a necessidade de abordagens desses temas tanto no ensino fundamental, com a alfabetização cartográfica, quanto no ensino médio, como base para discussões e conceitos relacionados ao uso da Cartografia, a realização dessas atividades buscarão proporcionar aos participantes momentos de discussões e elaboração de material tátil, próprio ao uso tanto com estudantes cegos quanto com estudantes de visão “normal” em uma prática com abordagem inclusiva.

8. Práticas de educação ao ar livre para o ensino de Geografia 

Ministrante:

Profa. Ms. Paola Gomes Pereira – Colégio de Aplicação/UFRGS

Ementa:
Neste minicurso compartilharemos diferentes práticas de educação ao ar livre e suas possibilidades para o desenvolvimento de um pensamento geográfico. Discutiremos os pressupostos teóricos que orientam a educação ao ar livre, e suas tradições em diferentes países. A partir dessas tradições selecionaremos práticas que possam dialogar com propostas vinculadas ao ensino de Geografia. Considerando a Base Nacional Comum Curricular e os princípios do raciocínio geográfico. Ao final do minicurso, os participantes elaborarão uma proposta pedagógica baseada nos temas abordados.

9. Literatura, Música e Ensino de Geografia: reflexões e proposições didáticas

Ministrantes: 

Profa. Dra. Adriana Carvalho Silva – UFRRJ

Prof. Dr. Felipe Moura Fernandes – UERJ 

Profa. Dra. Júlia Santos Corsemelli de Andrade – UERJ 

Ementa:
O curso tem como ponto de partida a necessidade de fazer novas leituras do Brasil e tem como objetivo pensar novas formas de trabalhar a Geografia do Brasil. Essa outra Geografia do Brasil não está consagrada nos livros didáticos e nos manuais acadêmicos, mas se encontra presente na literatura (prosa e verso) e na música popular. Para isso, pontualmente, apresentaremos algumas intepretações de Brasil contidas na literatura de Lima Barreto (1881-1922), Maria Carolina de Jesus (1914-1977) e Chico Buarque de Holanda (1944). Esses autores nos fornecem um panorama das relações campo-cidade, urbano-subúrbio e sertão-litoral, chaves importantes na compreensão crítica da realidade brasileira. Também apontaremos propostas didáticas onde as leituras apresentadas dialogam com os conteúdos a serem trabalhados.

10. Tecnologias digitais e ensino de Geografia: aprendizagens e mediação pedagógica                         

Ministrantes:

Prof. Ms. Jadson Santiago dos Santos

Profa. Esp. Manuela Evangelista da Silva – UNEB/PROET/GEO(BIO)GRAFAR

Ementa:
Apresentar e debater sobre as potencialidades dos artefatos construídos no contexto das Tecnologias Digitais, como recursos que permitem a mediação pedagógica na abordagem de conceitos e temas da ciência geográfica. O minicurso destina-se a professores/as da Educação Básica, bem como graduandos/as do curso de Geografia e áreas afins que possuam interesse na temática.

11. Uso de Realidade Aumentada (RA) no Ensino de Geografia Física

Ministrantes:

Profa. Dra. Liliane Matos Góes – UNEB/Campus Jacobina

Profa. Ms. Sarah Andrade Sampaio – UNEB/UNICAMP 

Prof. Dr. Sírius Oliveira Souza – UNIVASF/PROET/UNEB

Ementa:
Surgimento da Geovisualização. Contribuições e Possibilidades da Geovisualização para o Ensino de Geografia Física. Visualização Animada, Cartogramas, Representações dimensionais e Visualização Multidimensional. Uso da realidade aumentada. Aplicativos e possibilidades da RA no Ensino de Geografia.