1. Geo(grafias) das crianças 

Expositoras:

Profa. Dra. Danusa da Purificação Rodrigues – UEFS/SEC-BA

Profa. Dra. Denise Wildner Theves – UFRGS

Profa. Dra. Mariana Martins de Meireles – UFRB

Debatedor:

Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes – UFJF   

Ementa:
O Workshop propõe refletir com a infância, suas pluralidades e vivências, reconhecendo o espaço geográfico como linguagem substancial dos processos de diferenças e interseccionalidades que fazem parte do ser e estar no mundo. Coloca em movimento as investigações sobre as produções infantis, dando ênfase às autorias sociais das crianças em suas lógicas como sujeitos produtores de culturas e que corroboram para as transformações sociais, nas muitas relações escalares que fazem parte de suas vidas em sociedades.

2. Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: reflexões e proposições didáticas

Expositoras:

Profa. Dra. Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz – UFR 

Profa. Dra. Laís Rodrigues Campos – CEPAE/UFG

Profa. Dra. Luciana Mª Santos de Arruda – Inst. Benjamin Constant/RJ

Debatedora:

Profa. Dra. Claudia do Carmo Rosa – UEG/Campus Metropolitano 

Ementa:
A Geografia nos anos iniciais tem o papel importante para compreensão dos conhecimentos que sejam significativos para a criança conhecer o espaço e realizar sua leitura de mundo. Assim, faz-se necessário que o seu ensino esteja vinculado à realidade das crianças pequenas e a construção de valores, a fim de considerar suas presenças e contribuições nos espaços vividos.

3. Juventudes, escola e ensino de Geografia

Expositores:

Prof. Dr. Alexsander Batista e Silva – UEG/Campus Cora Coralina

Profa. Dra. Clarice Cassab – UFJF 

Prof. Dr. Marcos Irineu Klausberger – IFSul/Campus Novo Hamburgo

Prof. Dr. Nécio Turra Neto UNESP/Campus Presidente Prudente

Debatedora:

Profa. Dra. Lucineide Mendes Pires – UEG/Campus Morrinhos          

Ementa:
Juventudes, cultura escolar e culturas juvenis. Os jovens, a escola e o mundo do trabalho. Protagonismo juvenil e ensino de Geografia. Jovens escolares e suas práticas espaciais.

4. PNLD, o Livro Didático e o ensino de Geografia

Expositores:

Profa. Dra. Andrea Coelho Lastória

Prof. Dr. Hugo Gabriel Mota – SME/Goiânia/GO  

Prof. Ms. Joaquim Rauber – IFRS/Campus Bento Gonçalves  

Profa. Dra. Maria Anezilany Gomes do Nascimento – UECE 

Debatedora:

Profa. Dra. Ione Rodrigues Diniz Morais – UFRN

Ementa:
Aspectos históricos acerca do livro didático de Geografia no Brasil. Histórico do livro didático como política pública no Brasil. Editais do PNLD: mudanças e permanências dos recursos digitais no livro didático de Geografia. Implicações pedagógicas. A linguagem cartográfica nos livros didáticos de Geografia. As contribuições do PNLD para a qualificação da Cartografia.

5. BNCC, Novo Ensino Médio e Geografia Escolar: o que está por vir?

Expositores:

Profa. Dra. Adriana Maria Andreis – UFFS/Campus Chapecó

Profa. Ms. Anniele Sarah Ferreira de Freitas – UNICAMP/SME-Rio  

Prof. Dr. Leovan  Alves dos Santos – SEDUC/GO   

Profa. Dra. Sandra de Castro de Almeida – UNIFAL

Profa. Dra. Valéria Rodrigues Pereira – UFMS

Debatedora:

Profa. Dra. Ângela Masumi Katuta – UFPR/Litoral

Ementa:
Esta proposta de workshop apresenta os eixos estruturantes que problematizam e contextualizam o tema proposto pelo Workshop BNCC, Novo Ensino Médio e a Geografia Escolar: o que está por vir? Desta forma, os expositores e a debatedora propõem abordar: Como as políticas e programas educacionais voltados à formação do professor de Geografia corroboram para a atuação do licenciado na área no contexto da Reforma do Ensino Médio; os Documentos curriculares e as bases teórico-metodológica da Geografia Escolar; a relação entre o trabalho docente com o currículo da Geografia Escolar no ensino médio como expressão das relações estabelecidas entre as prescrições/orientações curriculares externas e as concepções teórico-metodológicas do professor; a Geografia no livro didático de Ciências Humanas no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). A territorialização das políticas ligadas ao NEM e seus desdobramentos nas várias unidades da federação também serão foco do debate.

6. Educação antirracista na escola: saberes e fazeres geográficos

Expositores:

Prof. Ms. Bruno Xavier Silveira – SMED/Porto Alegre/RS 

Profa. Dra. Kênia Gonçalves Costa – UFNT      

Prof. Ms. Ronald Coutinho Santos – UERJ  

Debatedora:

Profa. Esp. Marília da Silva Paula Cruz – IFRJ/Campus Paracambi 

Ementa:
A educação antirracista e a discussão sobre seu currículo, tanto na universidade quanto na escola são instrumentos fundamentais à concretização de uma sociedade que acolha, respeite, valorize e reconheça a presença negra no território nacional. A lei 10.639/03 modifica o currículo escolar e a formação de professores no que tange às temáticas referentes à História da África e dos Africanos, à luta dos negros no Brasil, à cultura negra brasileira e ao negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. A Geografia, enquanto ciência que trata da dimensão espacial da realidade e seu ensino escolar, tem papel preponderante nas visões de mundo construídas sobre povos, grupos, culturas e seus espaços de vivência. Possibilitar às educadoras e educadores um encontro com discussões referentes às questões étnico-raciais no âmbito da educação, políticas curriculares, formação de professores e práticas pedagógicas é fundamental, sendo um dos desafios romper com os currículos elaborados nos moldes tradicionais eurocêntricos perpetrados por práticas coloniais. Isto posto, o workshop “Educação antirracista na escola: saberes e fazeres geográficos” convida a comunidade geográfica a debater sobre a importância de articular a formação docente e a Geografia Escolar, pontos fundamentais para combater o currículo eurocentrado e efetivamente contribuir na construção de uma educação antirracista voltada para a formação cidadã.

7. Educação Geográfica e Educação do Campo: saberes e práticas docentes 

Expositoras:

Profa. Dra. Francilane Eulália de Souza – UEG/Campus Formosa

Profa. Dra. Janeide Bispo dos Santos –UNEB/Campus Serrinha                               

Profa. Dra.  Marize Damiana Moura Batista e Batista – UNEB/Campus Serrinha

Profa. Dra. Tereza Sandra Loiola Vasconcelos – UECE 

Debatedora:

Profa. Dra. Priscylla Karoline de Menezes – UFPE

Ementa:
Esta roda de diálogo traz aos (às) educadores(as) experiências que possibilitem aprofundar a reflexão sobre a temática em questão. Pensar questões teórico-metodológica sobre o livro didático de Geografia na perspectiva da Educação do campo, a partir de análise de conteúdo, com ênfase nas categorias e conceitos (campo, camponês), observando os discursos e seus paradigmas. Além disso, tem como propósito dialogar sobre os saberes e as práticas educacionais atreladas ao ensino de Geografia na Educação do Campo, abordando as vivências realizadas em territórios camponeses e indígenas, refletindo sobre os muitos os desafios que a temática engendra nos currículos escolares e nas práticas docentes.

8. Currículos, Formação docente, Cultura Escolar e BNCC: entre narrativas, tensões e articulações 

Expositoras:

Profa. Dra. Amanda Regina Gonçalves – UFTM

Profa. Dra. Ivaneide Silva dos Santos – UNEB/ Campus Jacobina 

Profa. Dra. Regina Célia Frigério – UFF/Campos dos Goytacazes

Profa. Dra. Ana Angelita Costa Neves da Rocha – UFRJ

Debatedora:

Profa. Dra. Valéria de Oliveira Roque Ascenção – UFMG 

Ementa:
Cultura Escolar e os sentidos do Currículo: do Universal ao particular; Currículo, Conhecimento e Prática Docente: formação inicial e continuada; BNCC: possibilidades e limites de um currículo para a escola no Brasil.

9. Os componentes físico-naturais na Geografia Escolar 

Expositoras:

Profa. Dra. Adriana Olívia Alves – UFG 

Profa. Dra. Liz Cristiane Dias – UFPel 

Profa. Dra. Liliane Matos Góes – UNEB/Campus Jacobina

Debatedora:

Profa. Dra. Eliana Marta Barbosa de Morais – UFG 

Ementa:
As concepções, teorias geográficas e da cognição e suas relações com os componentes físico-naturais. Tendências das pesquisas nas produções acadêmicas sobre componentes físico-naturais e ensino de Geografia. Os componentes físico-naturais no contexto acadêmico e escolar. As linguagens e propostas metodológicas para o trabalho com os componentes físico-naturais do espaço geográfico.

10. Ensino de Geografia e Literatura: diálogos, abordagens e proposições metodológicas

Expositores:

Prof. Dr. Francisco Marquelino Santana – SEDUC/Rondônia

Prof. Dr. Janio Roque Barros de Castro – UNEB/ Campus Santo Antônio de Jesus 

Prof. Dr. Josué da Costa Silva – UNIR

Prof. Dr. Nelson Rego – UFRGS – nelson.rego@ufrgs.br

Profa. Dra. Salete Kozel – UFPR

Debatedora:

Profa. Dra. Maria Augusta Mundim Vargas – UFS 

Ementa:
O Workshop Ensino de Geografia e Literatura: diálogos, abordagens e proposições metodológicas promoverá a apresentação de diferentes modos para o encontro entre Geografia, Literatura e Educação. A exposição dessas variadas propostas subsidiará o debate acerca de metodologias possíveis para o Ensino de Geografia, relacionadas aos temas e às linguagens da Literatura. Nas apresentações, serão abordados os seguintes aspectos:    

Considerações sobre teorias literárias que caracterizam a ficção como prospecção de vidas e mundos, relações entre esses aportes e o pensar sobre o Ensino de Geografia; a literatura pode facultar o entendimento dos conceitos geográficos a partir do cotidiano e de uma visão de mundo advinda dos lugares e paisagens descritos, propiciando o aprofundando da sensibilidade e imaginação; a geografia poética no lugar Pan-Amazônico: trabalhando o cordelismo no ensino para a construção de uma relação com a natureza sob o ponto de vista do bem viver; dimensões etnoterritoriais das obras literárias e suas múltiplas possibilidades no contexto da prática de ensino de Geografia. Os diálogos entre Geografia Literatura como impulsionadores de perspectiva crítica/anticolonialista nas abordagens territoriais; a literatura de Jorge Amado: a sutil arte de denunciar o racismo, poder patriarcal e escravocrata contra o negro, a mulher e o pobre normalizados nos costumes da sociedade brasileira. 

As exposições se entrelaçam em temas e abordagens permitindo examiná-las no contexto das seguintes afirmações:

  • Os percursos etnogeográficos traçados pelas diferentes possibilidades de associações e vinculações apresentadas sinalizam nexos e relações seguras para a compreensão do par dialético tempo e espaço.
  • Os percursos etnogegráficos traçados pelas diferentes possibilidades de associações e vinculações apresentadas podem, em determinadas circunstâncias (leia-se abordagens), distanciarem-se dos processos constitutivos das temporalidades e espacialidades.
  • As correspondências entre os fenômenos e elementos literários com a realidade desencadeiam associações e vinculações temporais, espaciais e escalares.